quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Assoreamento - Rio Itacambiruçu

Assoreamento
Um dos principais problemas que afetam os rios, é o assoreamento.
        O assoreamento é um fenômeno muito antigo e existe há tanto tempo quanto existem os mares e rios do planeta, e este processo já encheu o fundo dos oceanos em milhões de metros cúbicos .
         Porém o homem vem acelerando este antigo processo através dos desmatamentos, que expõe as áreas à erosão, além de desmatar, tem a erosão acelerada devido à declividade do terreno, as técnicas agrícolas inadequadas, quando se promovem desmatamentos extensivos para dar lugar a áreas plantadas, a ocupação do solo, impedindo grandes áreas umo.de terrenos de cumprirem com seu papel de absorvedor de águas e aumentando, com isso, a potencialidade do transporte de materiais, devido ao escoamento superficial e das grandes emissões gasosas.
          O assoreamento não chega a estagnar um rio, mas pode mudar drasticamente seu r
de não "matar" os rios, o assoreamento pode aumentar o nível de terra submersa e ajuda a aumentar os níveis das enchentes.
           

                     O assoreamento do rio Itacambiruçu é causado pelo desmatamatamento das matas ciliares, pois expoên o rio aos detritos erosivos do solo, as matas ciliares servem para segurar os sedimentos e ter uma maior absorção da água, quando as matas não seguram a descida da água, as enchentes são mais frequentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário